Jorge Kalil, professor da USP, é convidado para grupo que irá monitorar estudos de vacinas para covid-19 nos EUA

Grupo de especialistas avaliará resultados das pesquisas sobre vacinas, fazendo recomendações a pesquisadores e instituições

 16/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/06/2020 as 20:09
Por

///

Grupo Data and Safety Monitorind Board (DSMB) foi criado para acompanhar todos os ensaios clínicos de vacinas para a covid-19 apoiados pelo governo dos Estados Unidos, avaliando resultados e fazendo recomendações a pesquisadores – Foto: NIAID
Jorge Kalil: grupo de especialistas acompanhará pesquisas sobre vacinas para covid-19 – Foto: Ramon Moser / UFRGS

O médico Jorge Kalil, professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi convidado a integrar o Data and Safety Monitoring Board (DSMB), grupo criado em junho para acompanhar todos os ensaios clínicos de vacinas para a covid-19 apoiados pelo governo dos Estados Unidos. O grupo será formado por dez especialistas em bioestatística, ensaios clínicos, doenças infecciosas, desenvolvimento de vacinas e ética, que avaliarão os resultados e farão recomendações aos pesquisadores e instituições envolvidas nas pesquisas.

O convite a Kalil foi feito pelo médico Anthony Faucci, diretor do National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), em nome do governo dos Estados Unidos. “Todos os estudos a serem acompanhados seguem a metodologia científica, e os únicos que poderão observar os resultados sabendo quem recebeu vacina e quem recebeu placebo serão os membros do DSMB”, relata o professor.

Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas – Foto: Andrea Hanks/Casa Branca

A primeira reunião do grupo deverá ser realizada no final do mês. Outros estudos sobre vacinas para covid-19 poderão ser incluídos a critério do presidente e do secretário executivo. Em cada pesquisa analisada, o DSMB atuará como uma entidade autônoma, revisando análises dos resultados acumulados e dos dados de segurança, a fim de avaliar a relação risco-benefício das vacinas que estão em estudo.

O objetivo é garantir a segurança de todos os participantes dos ensaios clínicos e que as pesquisas sejam realizadas com rigor científico. As reuniões do DSMB serão realizadas principalmente por videoconferência. Além de relatórios sobre as pesquisas monitoradas, preparados por um grupo de suporte estatístico, também serão feitas recomendações aos responsáveis pelos ensaios clínicos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.