Premiação elege melhores teses de doutorado do ano; inscrições vão até dia 31

Resultado da premiação das melhores teses defendidas em nove áreas do conhecimento será divulgado em 9 de setembro

 25/07/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o Prêmio Tese Destaque, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Podem ser inscritas teses defendidas nos programas de doutorado da USP no período de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, em nove grandes áreas do conhecimento. Em cada área será escolhida uma Tese Destaque, com prêmios para o autor e o orientador do trabalho, e duas Menções Honrosas. O resultado do prêmio será divulgado em 9 de setembro.

As áreas do conhecimento que integrarão o Prêmio Tese Destaque são as seguintes: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas;
Ciências Sociais Aplicadas Engenharias; Letras, Linguística e Artes Multidisciplinar. As inscrições devem ser feitas até 30 de julho pelas Comissões Coordenadoras de Programas (CCP), com a indicação de uma tese em cada comissão, que devem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com a documentação pedida no edital do prêmio.

O julgamento das teses inscritas termina em 30 de agosto. Em cada área do conhecimento, uma comissão de especialistas externos à USP fará a escolha de acordo com os critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional. Ao todo, 45 especialistas participarão da seleção. Após a divulgação dos resultados, em 9 de setembro, será realizada uma cerimônia de premiação, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente.

Os autores escolhidos como Tese Destaque USP receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil. Os orientadores vão receber R$ 5 mil na forma de auxílio financeiro para custear as despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, locomoção urbana e inscrição em eventos. Os autores e orientadores premiados como Tese Destaque e Menções Honrosas receberão um diploma assinado pelo reitor da USP, Marco Antonio Zago. Os recursos para a premiação serão provenientes de Convênio USP/Santander.

Mais informações: http://goo.gl/LNbY8G


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.