Podcast destaca os novos pesquisadores da USP

No programa de estreia, o químico Paulo Augusto Raymundo-Pereira explica como desenvolveu o protótipo de um sensor eletroquímico que detecta o hormônio estriol em amostras de água

A partir desta semana, os ouvintes da Rádio USP (93,7 Mhz) já podem acompanhar no Jornal da USP (que vai ao ar diariamente das 7h30 às 9h30), sempre às quintas-feiras, às 8 horas, o podcast “Os Novos Cientistas”.

Sob o comando da jornalista e apresentadora Roxane Ré, e com a participação do também jornalista Antonio Carlos Quinto, sub-editor de Ciências do Jornal da USP, o espaço traz os novos mestres e doutores da USP para falar sobre suas pesquisas e inovações, num bate-papo informal e descontraído.

No programa de estreia, que aconteceu nesta quinta (18), o entrevistado foi o químico Paulo Augusto Raymundo-Pereira , do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Ele explicou como foi desenvolvido o protótipo de um sensor eletroquímico que detectou o hormônio estriol em amostras de água coletadas em São Carlos.

Indicado a mulheres para prevenir e tratar complicações advindas de deficiência hormonal, esse hormônio (metabolizado ou não pelo organismo) pode entrar na rede de esgoto após ser liberado com a urina ou ser descartado incorretamente, por exemplo, através do vaso sanitário. O protótipo do sensor tem baixo custo e foi capaz de detectar o hormônio em uma única gota de água.

Ouça acima o podcast com a entrevista na íntegra!