Pint of Science: festival leva ciência para a mesa de bar

Evento vai mobilizar sete cidades brasileiras e será realizado simultaneamente em mais 11 países

 20/05/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Paulo Arias
Primeira edição do evento em São Carlos foi tão bem-sucedida que, este ano, iniciativa se espalhou para mais seis cidades | Foto: Paulo Arias

Neste ano, sete cidades brasileiras recebem o Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica. De 23 a 25 de maio, quem estiver em Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP) poderá discutir temas como a epidemia de Zika, genética do câncer, mudanças climáticas e a busca por vida fora da Terra com quem mais entende do assunto: os cientistas.

20160520_pint_of_science
Imagem: Divulgação

Além do Brasil, outros 11 países vão realizar o Pint of Science. Iniciativa surgiu em Londres, em 2013.

A repórter Simone Lemos, da Rádio USP, conversou com Natalia Pasternak, coordenadora geral do Pint of Science no Brasil, que conta a origem do evento e fala sobre a programação em São Paulo; Denise Casatti, coordenadora do Pint of Science em São Carlos, a primeira cidade brasileira a receber o evento; e João Henrique Rafael, coordenador do evento em Ribeirão Preto.

Ouça a entrevista:

 

A iniciativa segue o modelo dos grandes festivais de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público em cada restaurante, café e bar que vai abrigar o Pint of Science.

Veja nos vídeos uma prévia do que vai acontecer no Pint of Science em São Carlos:

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: site http://www.pintofscience.com.br/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.