Pesquisadores de Centro de Ciências Matemáticas recebem prêmios em conferência

Francisco Louzada Neto e Anderson Ara foram premiados em evento realizado no Rio Grande do Sul

Por - Editorias: Ciências, Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Entre os dias 22 e 24 de julho, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebeu a primeira edição do evento Latin American Conference on Statistical Computing (LACSC), que reúne pesquisadores que utilizam métodos estatísticos e computacionais para compartilharem e discutirem formas de melhorar o acesso ao conhecimento e promover colaborações interdisciplinares.

Os pesquisadores Francisco Louzada Neto e Anderson Ara, do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), foram premiados no evento. Eles ganharam o Best LACSC 2016 Paper Award com o artigo Alpha skew Gaussian Bayes classifiers. A premiação contempla o artigo que lida com novas e interessantes contribuições à teoria e metodologia ou o uso inovador de métodos estatísticos para resolver aplicações substantivas em estatística computacional e áreas afins.

O artigo premiado tem por objetivo introduzir dois novos modelos de classificação bayesianos, que são modelos mais flexíveis para mineração de dados, acomodando a presença de dados assimétricos e/ou bimodais.

Os resultados indicam que essa nova metodologia é significativamente mais adequada do que os modelos usuais baseados na clássica distribuição normal. Além disso, a modelagem proposta generaliza as modelagens de classificação usualmente utilizadas para tratamento de variáveis contínuas.

“Estou muito lisonjeado com as premiações, que são um reconhecimento da seriedade e da importância das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro do CEPID-CeMEAI”, comemorou Louzada, que é também coordenador de Transferência de Tecnologia do centro.

O aluno Hugo Brango, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, também foi premiado. Ele ganhou o título de melhor pôster com o trabalho A weak version of bivariate lack of memory property and applications.

“Este modelo permite que choques comuns danifiquem um elemento mais fraco, mas posteriormente podem afetar elementos mais resilientes. Uma aplicação direta desses resultados é uma modelagem de crise no mercado financeiro em que um banco mais fraco é atingido inicialmente com mais intensidade, com uma resistência maior dos bancos mais fortes”, explica o professor Nikolai Kolev, orientador de Brango e pesquisador do CeMEAI.

Sobre o CeMEAI

É um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O centro é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Mais informações (16)3373-6609 email contatocemeai@icmc.usp.br

Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados