Pesquisador da USP ganha prêmio da Academia Mundial de Ciências

Trabalho de Thiago Mattar Cunha recebeu reconhecimento voltado a jovens cientistas

 11/09/2018 - Publicado há 6 anos
O professor da USP Thiago Mattar Cunha – Foto: Rosemeire Soares Talamone

O professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Thiago Mattar Cunha, foi o vencedor do TWAS-LACREP Young Scientists Prize 2018. O prêmio é atribuído anualmente pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences, em inglês) a cientistas com menos de 40 anos que desenvolvem suas pesquisas na América Latina e Caribe.

Cunha é o pesquisador principal do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (Crid), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela Fapesp.  

O TWAS-LACREP Young Scientists Prize reconhece pesquisadores de países em desenvolvimento que trouxeram grandes contribuições ao avanço da ciência, mensuradas em termos do número e do impacto de artigos científicos publicados em periódicos internacionalmente reconhecidos. A premiação inclui um valor em dinheiro e um certificado.

A TWAS é uma academia global baseada em Trieste, na Itália, e trabalha pelo desenvolvimento sustentável por meio de pesquisa, educação, política e diplomacia em países em desenvolvimento. A sede do Escritório Regional da TWAS para a América Latina e o Caribe (TWAS-ROLAC) fica no Rio de Janeiro, junto à Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Carreira

Thiago Mattar Cunha é graduado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). É professor doutor da FMRP e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e da Associação Internacional para Estudo da Dor. Consultor de revistas de circulação internacional tais como: British Journal of Pharmacology, Plos One, Journal Leukocyte Biology, Neurobiology of Disease, entre outras.

Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da Inflamação e da Dor, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanismos envolvidos na gênese da dor inflamatória e neuropática; Mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos dos analgésicos; Papel de citocinas e leucócitos nas lesões observadas em doenças inflamatórias.

Thaís Cardoso / Assessoria de Imprensa do IEA-Polo Ribeirão Preto
Com informações do Curriculum lattes

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.