Pesquisa investiga fatores genéticos em infecção por covid-19

Entender como o vírus se relaciona com genes específicos permite diagnósticos precisos e tratamentos mais efetivos

 22/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 24/08/2021 as 11:31
Conhecer os fatores genéticos associados à gravidade da infecção por covid-19 permite diagnósticos mais precisos e tratamentos de medicina personalizados – Foto: Pixabay
Logo da Rádio USP

Algumas das características que influenciam a gravidade de uma infecção por covid-19 são idade, estado de saúde e condições socioeconômicas. Entretanto, um consórcio internacional de cientistas com participação da USP estuda os fatores genéticos associados ao vírus.

Ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição José Eduardo Krieger, professor de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina (FM) da USP e diretor do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor-HC), explica que o conhecimento dessas características foi importante para direcionar o cuidado com o coronavírus, mas isso não explica toda a variabilidade.

“Nós não podemos dizer, hoje, o que a genética representa, mas é esse o quebra-cabeça que a gente quer entender”, afirma. “Se a gente entender o mecanismo pelo qual isso interfere no organismo, isso pode criar uma oportunidade para intervenção”, acrescenta. Com esse conhecimento, é possível desenvolver ou aprimorar medicamentos.

Segundo Krieger, o fato de o estudo ser realizado em diversas partes do mundo com diferentes populações permite uma investigação mais completa, com maior diversidade genética. Uma investigação só com os brasileiros é conduzida de maneira paralela, justamente para investigar as especificidades no Brasil.

“Nós estamos vendo alguns sinais que são particulares daqui, só que agora a gente tem o grande desafio de tentar separar se isso é um sinal real ou espúrio, ou seja, ao acaso”, diz. O professor comenta que o estudo já identificou genes expressos no pulmão que são importantes também para outras doenças, como o câncer. “Essas são pistas importantes para a próxima etapa.”

Conhecer os fatores genéticos associados à gravidade da infecção por covid-19 permite diagnósticos mais precisos e tratamentos de medicina personalizados. “Esses são os próximos passos ao longo desse tipo de pesquisa.”


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.