Periódico internacional faz homenagem a químico da USP

José Riveros, referência na área de espectrometria de massas, formou gerações de pesquisadores na USP

28/06/2017 - Publicado há 7 anos

O periódico International Journal of Mass Spectrometry (IMS), da editora Elsevier, faz em sua edição de julho (vol. 418, 2017) um especial em homenagem a José Manuel Riveros Nigra, Professor Emérito do Instituto de Química (IQ) da USP e figura de referência para o desenvolvimento da espectrometria de massas no Brasil.

Esta técnica permite que se meça as características de uma molécula convertendo-a em íons em forma gasosa, que são separados de acordo com a razão de sua massa sobre a carga e em seguida medidos. Isto permite a identificação de compostos desconhecidos, a determinação da estrutura de um composto ou mesmo a quantificação da presença de um composto em uma determinada amostra. Diversas áreas beneficiam-se de sua aplicação, das ciências ambientais, que podem usá-la para detectar toxinas no ar, água e solo, às pesquisas biofarmacológicas.

A revista é voltada à publicação de artigos sobre os aspectos fundamentais da espectrometria de massas e processos iônicos, incluindo desenvolvimentos instrumentais e suas aplicações na biologia, química, geologia e física. Seu atual número da IMS conta com mais de 20 artigos, todos em inglês, com contribuições variadas ao campo, inclusive de pesquisadores brasileiros.