Os continentes vão se juntar de novo?

Você pode não saber, mas a terra firme em que você pisa diariamente não está tão firme assim: a camada mais externa, que recobre o planeta, está dividida em 12 diferentes partes, que os geólogos chamam de placas tectônicas.

 24/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 30/03/2020 as 18:38
Por

Você pode não saber, mas a terra firme em que você pisa diariamente não está tão firme assim: a camada mais externa, que recobre o planeta, está dividida em 12 diferentes partes, que os geólogos chamam de placas tectônicas. Essas placas deslizam umas em relação às outras continuamente. O movimento das placas já fez com que os continentes ficassem juntinhos – como a Pangeia, há 200 ou 540 milhões de anos atrás – ou separados, da forma como conhecemos hoje. E o movimento continua, como conta a professora Maria Cristina Motta de Toledo em mais este Ciência USP Responde.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.