O esporte na formação acadêmica é tema de simpósio

A Pró-Reitoria de Graduação promove, no próximo dia 24 de outubro,o simpósio temático “O Esporte na Formação e Integração dos Estudantes”. O evento será promovido das 9h às 17h.

15/10/2014 - Publicado há 10 anos

A Pró-Reitoria de Graduação promove, no próximo dia 24 de outubro, sexta-feira, o simpósio temático “O Esporte na Formação e Integração dos Estudantes”. O evento será promovido das 9h às 17h, no Auditório Prof. István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

As atividades serão divididas em três sessões: Comunicação e Gestão, Saúde e Bem-Estar e Biotecnologias do Desempenho Esportivo.

Na primeira sessão, que será coordenada pelo jornalista esportivo Paulo Calçade, o diretor do Centro de Práticas Esportivas (Cepe) da Universidade, Emílio Miranda, falará sobre o centro esportivo e a promoção da integração dos estudantes.

Em seguida, a apresentação do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Stravros Xanthopoylos, terá como tema “Rede de contatos: o caso Poli Rugby”. Para finalizar esta sessão, o diretor executivo da Sociedade Esportiva Palmeiras, José Carlos Brunoro, falará sobre marketing esportivo.

A segunda sessão, Saúde e Bem-Estar, terá início às 13h, com a coordenação da editora-chefe da Revista Saúde, Lucia Ribeiro, e a palestra do professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB), Ronald Ranvaud, sobre esporte e desempenho cognitivo. A professora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Katia Rubio, apresentará o tema psicologia no esporte.

Os efeitos benéficos da atividade física no sistema cardiovascular serão debatidos na última palestra da sessão, com a professora do ICB, Lisete Campagna Michelini.

A terceira sessão do dia terá como pauta as biotecnologias do desempenho esportivo e será coordenada pelo professor da EEFE, Antonio Herbert Lancha Junior. Nessa sessão, três temas serão discutidos: competições de longa duração, vestuário para a prática esportiva e a tecnologia do esporte: o que ela tem feito realmente pelos praticantes de exercício. Os expositores serão, respectivamente, o professor do ICB, Reinaldo Abumasser; a professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Silgia Aparecida da Costa; e o professor da EEFE, Júlio Cerca Serrão.

As inscrições para a participação no simpósio são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro no site do evento. A Biblioteca Brasiliana está localizada à Rua da Biblioteca, s/º, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Este é o segundo da série de simpósios idealizados pela Pró-Reitoria de Graduação. Em maio deste ano, a primeira edição do simpósio discutiu as Inovações em Laboratórios de Ensino.