Novos detalhes da reação entre o peroxinitrito e a PDI

Muitas doenças estão associadas à perda de estrutura de proteínas e formação de agregados tóxicos. Pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre processos Redox em Biomedicina (Cepid Redoxoma), sediado no Instituto de Química da USP, estudaram os detalhes da reação entre um oxidante biológico, o peroxinitrito, e a proteína PDI – que se agrega quando encontra o peroxinitrito.

26/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:32

O peroxinitrito é um potente oxidante biológico que pode alterar a estrutura de outras moléculas. Embora cada molécula de peroxinitrito só exista durante cerca de um segundo, a sua grande reatividade faz com que possa alterar a estrutura de moléculas vizinhas, como DNA ou proteínas. Agora, pesquisadores do CEPID Redoxoma do Instituto de Química da USP, apontam novos detalhes da interação entre o peroxinitrito e uma proteína muito importante para a célula, chamada proteína dissulfeto isomerase, ou PDI.

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLAudUnJeNg4tXm2hoPRvrtrjFeLVCJHmX&v=vY8jwqY7qVM[/embedyt]

Agregados proteicos

Para que as proteínas possam exercer a sua função biológica, elas precisam ter uma estrutura tridimensional adequada. E uma das funções da PDI é precisamente garantir que novas proteínas adquiram uma estrutura correta. Quando esse processo falha, as proteínas não só perdem a sua função, como podem agregar entre elas e produzir agregados tóxicos. É o que acontece em várias situações patológicas, como os males de Alzheimer e Parkinson, ou na catarata ocular.

A perda de estrutura de proteínas e a sua agregação pode ser induzida por oxidantes biológicos, como o peroxinitrito. E quando o alvo do peroxinitrito é uma proteína como a PDI o efeito é duplo: por um lado, quando a PDI perde a estrutura, ela própria agrega. Por outro, a inativação da PDI faz com que as novas proteínas que estão sendo produzidas não consigam adquirir a sua estrutura tridimensional e agreguem.

Novos detalhes

A nova pesquisa apresenta muitos detalhes, até agora desconhecidos, da interação entre o peroxinitrito e a PDI. Os pesquisadores identificaram os lugares específicos da estrutura da PDI que são modificados pelo peroxinitrito, além de determinar a velocidade à que a reação ocorre.

Os resultados foram publicados na revista Journal of Biological Chemistry.