Novo dispositivo óptico usa cristal líquido

10/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:34

A comunicação ultra-rápida via luz ganhou um novo dispositivo: um filme de nanocristais de celulose embebido em cristal líquido. A combinação dos materiais permite controlar a absorção ou a reflexão da luz ao variar a temperatura ou o campo elétrico em volta do dispositivo. (veja o vídeo)

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ykI7mEvhX_Y[/embedyt]

Colaboração

Os filmes de nanocristais de celulose são feitos a partir de fontes vegetais, baratas e abundantes. A ideia de misturar o cristal líquido foi da professora Maria Helena Godinho, engenheira química da Universidade NOVA de Lisboa.

Para analisar o material, ela contou com a colaboração do professor Antonio Martins Figueiredo Neto, do professor Cristiano Luis Pinto de Oliveira e do físico Dennys Reis, do Grupo de Fluidos Complexos do Instituto de Física da USP.

A pesquisa foi publicada na prestigíosissima revista Advanced Materials.

Quer saber mais?

Antonio Martins e Dennys Reis explicam neste vídeo o que são os cristais líquidos.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=run2HcniDIs[/embedyt]