Artigo discute imagens femininas no livro Contos de Kolimá

Além da obra de Chalámov, a Revista de Literatura Russa traz ainda artigos sobre o cineasta Serguei M. Eisenstein

 21/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 26/06/2018 as 13:23

 

A Revista de Literatura e Cultura Russa (volume 9, número 11, 2018) acaba de lançar nova edição. O principal objetivo da RUS é divulgar estudos da área de russística no Brasil, por meio da publicação de trabalhos inéditos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que abordem a literatura, a cultura, as artes, a filosofia e as ciências humanas na Rússia.

Nesta edição, um dos artigos apresentados é Sobre a mulher em Contos de Kolimá, que propõe uma discussão a respeito das imagens femininas presentes em Contos de Kolimá, principal obra de Varlam Chalámov. Outro artigo aborda, em três partes fundamentais, a importância do cineasta Serguei M. Eisenstein para o público brasileiro.

A publicação conta ainda com textos sobre a arte como procedimento de ressurreição da palavra em Viktor Chklóvski, análise contextual e close reading e a vida em arte de Maria Bachkírtseva.

A revista RUS é uma publicação eletrônica semestral da área de Literatura e Cultura Russa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O conteúdo da revista na íntegra pode ser acessado no site de Revistas USP.

Mais informações: (11) 3091-4299 e-mail rus.editor@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.