Nova diretoria do Instituto de Física toma posse no dia 26/10

A cerimônia de posse do diretor e do vice-diretor do Instituto de Física (IF), Marcos Nogueira Martins e Manfredo Harri Tabacniks, ocorrerá na próxima segunda-feira, às 14h, no Auditório Abrahão de Moraes.

22/10/2015 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 03/06/2022 as 15:52

A cerimônia de posse dos novos diretor e vice-diretor do Instituto de Física (IF), Marcos Nogueira Martins e Manfredo Harri Tabacniks, respectivamente, ocorrerá na próxima segunda-feira, às 14h, no Auditório Abrahão de Moraes.

Martins possui graduação, mestrado e doutorado em Física, todos pela USP. Ele atua como professor do Departamento de Física Experimental do IF desde 1979. Foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, de fevereiro de 2008 a junho de 2011, e vice-diretor do IF, de outubro de 2013 a abril de 2015. Atua principalmente nos seguintes temas: aceleradores de elétrons e a interação de fótons e elétrons com a matéria.

O vice-diretor Tabacniks tem graduação em Física, mestrado em Física Nuclear e doutorado em Ciências, todos pela USP. Fez pós-doutorado em Ciência de Materiais e Filmes Finos Magnéticos no IBM-Almaden Research Center (Estados Unidos). De 1979 a 1990, desenvolveu pesquisas em poluição do ar e aerossóis atmosféricos com a instalação do Método PIXE de Análise Elementar no IF e, de 2008 a 2009, colaborou com o Laboratory for Aerosol and Cloud Optics (LACO), na UMBC (Estados Unidos), em estudos experimentais sobre a interação aerossóis e vapor de água. É docente do Departamento de Física Aplicada do IF desde 1979 e coordena o Laboratório de Materiais e Feixes Iônicos (LAMFI) no Instituto desde 1996. Seu principal interesse de pesquisa é a interação de íons energéticos na matéria e aplicações para modificação e análise de materiais.

O evento de posse acontecerá no dia 26, às 14h, no Auditório Abrahão de Moraes do IF, localizado na Rua do Matão, 1371 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-6900.

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)