Nova diretoria do Instituto de Estudos Avançados toma posse no dia 29/06

A cerimônia de posse do diretor e do vice-diretor, respectivamente Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski, será realizada na próxima quarta-feira, dia 29, às 20h, no Instituto Tomie Ohtake.

23/06/2016 - Publicado há 8 anos

Na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, às 20h, será realizada a cerimônia de posse do diretor e do vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, respectivamente Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski.

Saldiva-15x15
O diretor Paulo Saldiva é docente da Faculdade de Medicina

A nova gestão do IEA, de 2016 a 2020, pretende reforçar a sua tríplice função acadêmica de local de reflexão crítica, sensor de avanços na fronteira internacional do conhecimento e incubadora de ideias propositivas. Resumidamente, as iniciativas propostas pela nova gestão são: realizar seminários avançados de formação de lideranças políticas, promover estudos sobre a urbanidade e qualidade de vida; contribuir para o diálogo “da transformação da Universidade à Universidade transformadora”; e implantar um núcleo de estudo sobre novas metodologias de aprendizado voltadas ao ensino fundamental e médio.

Paulo Saldiva tem graduação em Medicina e doutorado em Patologia, ambos pela USP.  É professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina e chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Unidade. Foi vice-diretor do IEA, de fevereiro de 2015 a abril de 2016.

Guilherme Ary Plonki-1
O vice-diretor Guilherme Ary Plonski é docente da FEA e da Poli

Sua pesquisa se concentra nas áreas de anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias, saúde ambiental e ecologia aplicada. Foi membro do Comitê da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabeleceu os padrões de qualidade do ar, e do Comitê da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS, que definiu o potencial carcinogênico da poluição atmosférica. De 2004 a 2014, integrou o Science Advisory Committee sobre poluição do ar da Harvard University, Estados Unidos.

Guilherme Ary Plonski é graduado em Engenharia Química e Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela USP. É professor da Universidade pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli). Foi diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), de 2001 a 2006, e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). De dezembro de 2012 a abril deste ano, foi membro do Conselho Deliberativo do IEA, deixando seu segundo mandato como conselheiro para assumir a vice-diretoria do Instituto.

O evento é fechado para convidados e será realizado no Instituto Tomie Ohtake, localizado na Rua Coropés, 88, em Pinheiros, São Paulo.

Informações para imprensa pelo e-mail: ferezende@usp.br.

(Fotos: Leonor Calasans/IEA)