Identificada célula cerebral que afeta o autismo

Pesquisadores do ICB descobriram relação inédita entre células do sistema nervoso

•

O autismo atinge uma em cada 68 crianças norte-americanas, segundo dados do Centro de Controle para Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Em geral, instala-se nos primeiros três anos de vida e tem causas complexas, que envolvem também a genética. Entender o autismo desafia os pesquisadores, e um caminho em busca de respostas é o estudo do cérebro. Foi o que fizeram Patricia Beltrão Braga e Fabiele Russo, do Instituto de Ciências Biomédicas – USP / (ICB-USP). A partir de células-tronco retiradas de dentes de leite, as cientistas produziram células cerebrais em laboratório e descobriram uma relação inédita entre neurônios de quem sofre de autismo e um outro tipo de célula muito comum: os astrócitos.

Na playlist estão os detalhes do estudo.

O artigo foi publicado na revista Biological Psychiatry.

Por Fabiana Mariz, do Núcleo de Divulgação Científica da USP