Mortalidade de pacientes com problemas no coração após covid-19 é de 42%

Roberto Kalil Filho conta que a covid-19 é uma doença predominantemente pulmonar, mas que pode afetar diversos órgãos, inclusive o coração

 21/10/2021 - Publicado há 1 mês
As pessoas que já têm complicações cardíacas podem ter seu quadro agravado pelo coronavírus, que pode agredir o coração mesmo daquelas que não tiveram problema – Foto: Lepraxis via Pixabay

Um estudo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP aponta que a mortalidade de pacientes que tiveram problemas no coração após contrair covid-19 é de 42%. Foram avaliados os prontuários médicos de 2.546 pacientes entre julho e outubro de 2020. 

O professor Roberto Kalil Filho, cardiologista, presidente do InCor e responsável pelo estudo, conta que a covid-19 é uma doença predominantemente pulmonar, mas afeta diversos órgãos, como o coração. “Existe a síndrome pós-covid, que pode ter consequências no coração após a alta hospitalar”, acrescenta. Por conta desses fatores, Kalil ressalta a importância do acompanhamento clínico mesmo que o paciente tenha se recuperado da doença.

Os pesquisadores estabeleceram parâmetros para calcular a mortalidade dos pacientes. “É mais um dado e mais um instrumento para auxiliar o paciente na UTI a ter o melhor prognóstico”, diz Kalil.

Segundo o professor, as pessoas que já têm complicações cardíacas podem ter seu quadro agravado pelo coronavírus. “Mas o mais interessante é que o vírus agride o coração mesmo nas pessoas que não tiveram problema.”

O estudo foi publicado na revista científica IJC Heart & Vasculature e pode ser acessado na íntegra no endereço https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S235290672100141X.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.