Marisa Midori comenta relação entre arquitetura e leitura na Biblioteca de Alexandria

A professora faz uma viagem pela Biblioteca de Alexandria, a maior do mundo e a mais importante da Antiguidade. No edifício estavam obras de grandes escritores e pensadores clássicos, como Homero, Platão, Sócrates e outros

 01/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 10/04/2017 as 16:33

Biblioteca de Alexandria - Imagem: Wikimedia Commons
Biblioteca de Alexandria – Imagem: Wikimedia Commons

Em sua coluna desta semana, Marisa Midori explora a relação entre arquitetura e leitura através da histórica Biblioteca de Alexandria, junto da qual ficava o museu da cidade.

A professora cita uma passagem escrita pelo historiador italiano Luciano Canfora, que descreve o antigo edifício, e conta que, no passado, ele era conhecido como “gaiola das musas”, por conta dos raros pássaros que eram vistos no local. Ela também comenta como os livros eram organizados dentro da antiga biblioteca e como foi sua reforma.

Ouça o restante da coluna:

Logo da Rádio USP

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.