Manifestações do dia 15 foram além do campo político-partidário

Governo ainda não percebeu a importância da educação, da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento econômico

 22/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 23/05/2019 as 17:16

Em sua coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro comenta as manifestações pela educação, ciência e tecnologia realizadas em todo o Brasil no último dia 15 de maio. Para o colunista, foi um movimento muito além da questão político-partidária, mas o governo ainda não se deu conta disso.

Janine lembra que qualquer trabalho liberal no mundo vai dizer que o desenvolvimento econômico é fator, sobretudo, da educação. Isso porque mudou completamente o sistema de trabalho que tínhamos antigamente. “Décadas atrás, a mão de obra não qualificada, como havia no Brasil, era um trunfo positivo para trazer empresas de lugares mais desenvolvidos para um lugar onde elas pagariam menos, porque a pessoa precisava de um trabalho muito elementar”, diz o professor.

Porém, nos últimos tempos, esse tipo de trabalho parou de ser agregador de dinheiro. Agora, para uma economia ser mais próspera, é preciso que as pessoas sejam capazes de lidar muito mais com as questões ligadas à inteligência – e não com o lado maquinal. Entretanto, a sociedade brasileira tem dificuldades em fornecer esse perfil de profissional mais capacitado.

“Numa demanda de trabalho mais inteligente, quem tem o conhecimento mais aprofundado tem mais vantagens. E esse é um ponto que o governo não percebeu e não entende”, aponta o colunista.

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.