Foto: Roberto Parizotti/ Fotos Públicas

Maioria dos municípios paulistas não está preparada para as mudanças climáticas

Por: Herton Escobar
Diagramação: Cleber Siquette

Data: 21/05/2021

A maioria dos municípios do Estado de São Paulo está mal preparada para lidar com os impactos das mudanças climáticas. Essa é a má notícia. A boa notícia é que os municípios mais bem preparados estão justamente nas regiões metropolitanas do Estado, onde vive a maior parte da população paulista. 

Esse é o panorama traçado por um estudo que acaba de ser publicado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em colaboração com autores de outras instituições, que mediu a capacidade dos municípios paulistas de se adaptarem aos efeitos — presentes e futuros — das mudanças climáticas globais. Para isso, os autores criaram um Índice de Adaptação Urbana (UAI, em inglês), que leva em conta 26 indicadores de políticas públicas, relacionadas a cinco grande temas que influenciam essa capacidade: habitação, mobilidade urbana, agricultura sustentável, gestão ambiental e resposta a impactos climáticos.

Todos os 645 municípios do Estado de São Paulo foram avaliados com relação à presença ou ausência de políticas e serviços públicos municipais relacionados a esses temas. Resultado: dois terços (66%) dos municípios paulistas têm baixa capacidade de adaptação, e apenas dez municípios (1,5% do total) receberam nota próxima de 1, que seria a “nota máxima” do índice. Felizmente, os municípios mais bem avaliados são justamente os mais populosos do Estado, incluindo São Paulo, Campinas e várias de suas cidades vizinhas.

MAPAS: ÍNDICE DE ADAPTAÇÃO URBANA (UAI)

Mapa mostrando o Índice de Adaptação Urbana (UAI, em inglês) dos 645 municípios do Estado de São Paulo, considerando 5 dimensões de política pública: habitação, mobilidade urbana, agricultura sustentável, gestão ambiental e resposta a impactos climáticos. Quanto mais próximo de 1 (verde escuro), melhor a capacidade adaptativa do município. Fonte: Neder, E. et al., 2021. "Urban adaptation index: assessing cities readiness to deal with climate change"

habitação

Clique na imagem para ampliar

gestão ambiental

Clique na imagem para ampliar

agricultura sustentável

Clique na imagem para ampliar

mobilidade urbana

Clique na imagem para ampliar

resposta aos impactos climáticos

Clique na imagem para ampliar

“O índice busca qualificar um pouco melhor o debate sobre adaptação às mudanças climáticas no nível municipal”, diz ao Jornal da USP a pesquisadora Gabriela Di Giulio, professora do Departamento de Saúde Ambiental da FSP, que liderou a pesquisa no âmbito do projeto CiAdapta – Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas. O primeiro autor do estudo, publicado na revista Climatic Change, é o engenheiro ambiental Eduardo Neder, que fez seu mestrado na FSP, orientado por Gabriela e pelo professor Arlindo Philippi Junior, que também assina o trabalho.

Os dados usados na avaliação são provenientes de bases de dados públicos, como o Perfil dos Municípios Brasileiros e o Censo Agro, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que permite que o índice seja atualizado regularmente (isto é, se o IBGE ainda tiver recursos orçamentários para continuar fazendo esses levantamentos nos próximos anos). 

Entre os indicadores considerados na análise estão a presença de planos municipais de habitação, políticas de saneamento básico e controle de poluição, políticas de mobilidade urbana e de incentivo ao uso de bicicletas, leis de proteção ambiental e da biodiversidade.

“Estamos falando de coisas muito básicas”, afirma Gabriela. “É o mínimo que os municípios precisam ter para aumentar sua capacidade de adaptação; e mesmo esse mínimo não está sendo cumprido.” Quase metade dos municípios, por exemplo, não possui planos de habitação ou conselhos municipais para orientar, de forma participativa, a ocupação de seus territórios. A maioria, por outro lado, possui planos de gestão de resíduos sólidos.

É natural que os municípios mais populosos sejam os que agregam o maior número de indicadores, já que são eles os que mais necessitam dessas políticas públicas para sua gestão no dia a dia. Quando se trata da capacidade de resposta a emergências climáticas, porém, são poucos os municípios que estão devidamente preparados — esse foi o tema com a pior avaliação em geral no Estado. Os indicadores nesse quesito incluem políticas de prevenção a enchentes e deslizamentos, existência de uma Defesa Civil, mapeamento e prevenção da ocupação de áreas de risco.

“Não é à toa que quando os extremos climáticos acontecem os resultados nos municípios são devastadores”, avalia Gabriela. “Quando você olha para essa capacidade de resposta a riscos climáticos específicos, ela ainda é muito fraca. Isso nos chamou a atenção.” A maioria dos municípios possui apenas a Defesa Civil, e nada mais.

As projeções para o Sudeste brasileiro preveem aumento da ocorrência de extremos climáticos nos próximos anos e décadas, principalmente relacionados à precipitação, com maior ocorrência de tempestades, o que aumenta significativamente o risco de enchentes e deslizamentos — daí a necessidade de políticas voltadas para o planejamento urbano de habitação e transportes, por exemplo.

+ Mais

Mudança climática nas cidades: “Precisamos ficar preparados para o pior”

Uma ressalva importante é que o estudo não mediu a efetividade nem o grau de implementação das políticas públicas ou dos serviços públicos associados a elas, apenas a existência ou não dessas políticas. Ainda assim, a expectativa é que o índice possa ser aperfeiçoado com o tempo e que os resultados ajudem os gestores municipais a enxergar pontos fracos que precisam ser melhorados frente ao agravamento das mudanças climáticas. Gabriela espera que o estudo auxilie também na compreensão do caráter transversal do tema, já que muitos gestores podem não enxergar, a princípio, a conexão que esses diferentes temas — habitação, mobilidade, agricultura, meio ambiente — têm com sua capacidade de adaptação às mudanças climáticas.

“A realidade brasileira demanda que, dada a recorrência de eventos extremos, os municípios estejam cada vez mais estruturados para promover ações adaptativas, que demandam não apenas investimentos em tecnologia e infraestrutura, mas também o fortalecimento de ações intersetoriais e transversais que considerem a importância do protagonismo dos cidadãos nos processos decisórios, levando em conta as assimetrias sociais e populações vulneráveis nas nossas cidades”, diz o professor Pedro Jacobi, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e coordenador do projeto temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climáticas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que não participou desse estudo específico, mas acaba de lançar um livro sobre o tema, focado na macrometrópole paulistana. “A aplicação dos dados só se torna viável associando, de um lado, a sua disponibilidade e, de outro, a efetiva implementação de agendas adaptativas nas cidades.”

O projeto CiAdapta é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o estudo é assinado, também, por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Os próximos passos do projeto incluem estender a mesma avaliação a todos os municípios brasileiros e cruzar esse índice de capacidade adaptativa com dados de vulnerabilidade socioclimática — para demonstrar não só a capacidade de resposta, mas o tamanho do risco a que cada município está exposto.

Foto: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.