Livro propõe alternativas ao teto de gastos no Brasil pós-pandemia

Lançado em novembro, a coletânea “Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil” está disponível gratuitamente em plataformas digitais

 08/12/2020 - Publicado há 3 anos
Imagem: reprodução

Diante da crise do coronavírus, há alternativa ao projeto econômico do atual governo para o Brasil. É o que propõem pesquisadores e economistas em artigos reunidos no livro Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil, da editora Autonomia Literária em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Stift ung (FES/Brasil).

Na publicação, organizada pelos professores Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luiza Matos de Oliveira, os 34 autores contestam a agenda econômica dominante no Brasil, capitaneada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, denunciam as consequências sociais dos cortes de gastos e argumentam por que o discurso da austeridade fiscal não condiz com a realidade brasileira atual.

De acordo com os professores e pesquisadores envolvidos na elaboração do livro, a agenda da austeridade, proposta pelo governo e endossada por parte da opinião pública, nega o papel da política fiscal como indutora do crescimento e do emprego, além de sacrificar garantias constitucionais ao gerar obstáculos para o financiamento dos direitos sociais como, por exemplo, recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e políticas de defesa para os trabalhadores (formais e informais) que perderam seus empregos e rendas durante a pandemia. Por isso, a publicação aborda temas como a agenda de reformas estruturais, o orçamento de 2021, o aumento da dívida pública e a necessidade de fortalecer os programas sociais.

O professor Pedro Rossi afirma que os mitos e dogmas econômicos massivamente difundidos na mídia inibem alternativas ao ajuste fiscal, com as repetidas ameaças de que o Brasil vai “quebrar”. “A política fiscal deve zelar pelo emprego das pessoas, por exemplo. Isso é incompatível com o teto de gastos”, diz.

O livro, que tem entre seus autores alguns professores da USP, entre eles, Laura Carvalho, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), também aponta direções para o futuro e apresenta uma nova agenda econômica para o País. Além de reafirmar os direitos sociais, o papel do Estado no provimento desses direitos e a política fiscal como ferramenta para o crescimento, trata de preservação ambiental e redução das desigualdades sociais, regionais, raciais e de gênero, buscando um projeto de desenvolvimento transformador da realidade brasileira.

Serviço

Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil

Disponível gratuitamente para download nas principais plataformas digitais, como Amazon.

Pré-venda com 30% de desconto da versão impressa neste link.

Versão em PDF também estará nos sites https://autonomialiteraria.com.br e https://brasil.fes.de.

Autores

Ana Luíza Matos de Oliveira ● Ana Paula Guidolin ● Andressa Pelanda ● Arthur Welle ● Bruno Moretti ● Camila Gramkow ● Carlos Ocké-Reis ● Carlos Pinkusfeld ● Carolina Jorge ● Coalizão Direitos Valem Mais ● Daniel Cara ● Eduardo Fagnani ● Esther Dweck ● Félix Lopez ●Fernando Gaiger Silveira ● Francisco Funcia ● Franklin Serrano ● Gabriel Aidar ● Grazielle David ● Guilherme Mello ● Gustavo Noronha ● José Celso Pereira Cardoso Junior ● Julia Braga ● Laura Carvalho ● Luana Passos ● Luiza Nassif-Pires ● Marco Antonio Rocha ● Pedro Rossi ● Rodrigo Orair ● Salvador Werneck ● Sergio Chaparro ● Silvio Almeida ● Vanessa Petrelli ● Waleska Miguel Batista ●

Organizadores: Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luíza Matos de Oliveira

Editora: Autonomia Literária em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Stift ung (FES/Brasil)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.