Livro destaca as perspectivas do gás natural no Brasil

As vantagens e os desafios do uso dessa fonte de energia são tema de livro recém-lançado pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI)

 12/02/2021 - Publicado há 7 meses  Atualizado: 15/02/2021 as 18:21
Foto: Kees Torn – ARCTIC EXPRESS, CC BY-SA 2.0 / Wikimedia Commons

Que medidas podem ser tomadas para o crescimento do gás natural no Brasil? Esse é um caminho mais sustentável em termos de uso de energia? O livro Oportunidades e Desafios do Gás Natural e do Gás Natural Liquefeito no Brasil , que acaba de ser lançado pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), aborda diversos aspectos do uso do gás natural e gás natural liquefeito (GNL), que se encontra em expansão no Brasil.

Edmilson Moutinho dos Santos – Foto: Lattes

O GNL é obtido através da purificação do gás natural. No processo, o gás é submetido a uma temperatura de -162 °C e passa do estado gasoso para o líquido, facilitando o seu transporte, antes feito por gasodutos. Com isso, ampliou-se a oferta e o uso do gás natural. Em 2019, com a celebração de um Termo de Compromisso de Cessação de Conduta entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Petrobras, a empresa vem adotando providências para viabilizar o uso do gás natural no País.

Ao explorar as oportunidades do GNL, a obra também fala sobre as possibilidades de se desenvolver outros modais de transporte para que o gás seja distribuído sem gasodutos. O professor Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP é um dos autores do livro. Santos, que também é pesquisador do RCGI, teve como coautoras as pesquisadoras Drielli Peyerl e Anna Luisa Abreu Netto, também do Centro.

A cerimônia de lançamento do livro aconteceu no último dia 9 de fevereiro via webinar realizado pelo RCGI. O livro está disponível para download gratuito, em inglês e português, neste link: Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation

Mais informações: (11) 5549-1863 / 5081-5237 na Acadêmica Agência de Comunicação

Capas do livro em português e inglês – Foto: Reprodução


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.