Que medidas podem ser tomadas para o crescimento do gás natural no Brasil? Esse é um caminho mais sustentável em termos de uso de energia? O livro Oportunidades e Desafios do Gás Natural e do Gás Natural Liquefeito no Brasil , que acaba de ser lançado pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), aborda diversos aspectos do uso do gás natural e gás natural liquefeito (GNL), que se encontra em expansão no Brasil.
O GNL é obtido através da purificação do gás natural. No processo, o gás é submetido a uma temperatura de -162 °C e passa do estado gasoso para o líquido, facilitando o seu transporte, antes feito por gasodutos. Com isso, ampliou-se a oferta e o uso do gás natural. Em 2019, com a celebração de um Termo de Compromisso de Cessação de Conduta entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Petrobras, a empresa vem adotando providências para viabilizar o uso do gás natural no País.
Ao explorar as oportunidades do GNL, a obra também fala sobre as possibilidades de se desenvolver outros modais de transporte para que o gás seja distribuído sem gasodutos. O professor Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP é um dos autores do livro. Santos, que também é pesquisador do RCGI, teve como coautoras as pesquisadoras Drielli Peyerl e Anna Luisa Abreu Netto, também do Centro.
A cerimônia de lançamento do livro aconteceu no último dia 9 de fevereiro via webinar realizado pelo RCGI. O livro está disponível para download gratuito, em inglês e português, neste link: Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation
Mais informações: (11) 5549-1863 / 5081-5237 na Acadêmica Agência de Comunicação