Infecções virais podem afetar o sistema reprodutor masculino

De acordo com Jorge Hallak, existem cerca de 30 vírus com capacidade de afetar o sistema reprodutivo e sexual do homem, dentre os quais o novo coronavírus

 28/01/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
Muitos vírus são capazes de afetar o sistema reprodutor masculino, podendo gerar doenças graves – Foto: Tsaitgaist via Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0

Muitos vírus são capazes de afetar o sistema reprodutor masculino, o que pode gerar, em casos graves, até infertilidade e câncer. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina e do Grupo de Estudo em Saúde Masculina do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Jorge Hallak, discute sobre as implicações de doenças viróticas para o sistema reprodutor masculino.

Entre as patologias mencionadas, o especialista dá destaque ao HIV, que pode gerar uma inflamação crônica nos testículos, causando uma queda na produção de, entre outros hormônios, a testosterona. De modo que “existe, sim, um importante acometimento do HIV no testículo, não somente do ponto de vista da transmissão sexual, mas também de causar alterações no sêmen de maneira muito significativa”, aponta o professor.

Além disso, o novo coronavírus também se provou prejudicial à saúde reprodutiva masculina. Desde o começo da pandemia, os médicos e cientistas fizeram um consórcio para estudar a doença e chegaram à conclusão de que “ele tem uma altíssima incidência de influência nos testículos e que aproximadamente 75% dos homens, nos casos mais graves, têm algum tipo de envolvimento testicular”.

Independentemente da virose, o professor também alerta que, em casos de baixa de testosterona, não é recomendada a injeção imediata do hormônio, pois tal medida pode gerar o efeito contrário no organismo e “existem outros mecanismos médicos mais indicados”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.