Evento on-line debate futuro da genética e da biologia com base na série “Biohackers”

Edição do CINEgenoma busca debater grandes temas da ciência através da produção audiovisual sobre ciência e genética; transmissão será nesta quinta-feira, às 20 horas

09/12/2020 - Publicado há 3 anos
Série Biohackers será debatida na 5ª edição do CINEgenoma – Reprodução: Netflix

Debater ciência por meio da produção audiovisual em uma live informativa e descontraída, além de incentivar professores de biologia a usar filmes em aula. Estes são os objetivos do CINEgenoma, realizado pelo Centro de Pesquisa Sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (Genoma USP), ligado ao Instituto de Biociências (IB) da USP, em São Paulo.

Em sua 5ª edição, o projeto irá debater a série Biohackers, lançada este ano pela plataforma de streaming Netflix. O evento ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 20 horas, em live no canal do YouTube.

O debate irá ressaltar questões importantes trazidas pela produção acerca do futuro da genética e da biologia, como os limites éticos da edição gênica, empreendedorismo genético de garagem, modificação do DNA humano por cientistas para curar doenças e construir seres mais desenvolvidos. Avanços como sequenciamento de DNA, edição e terapia gênica, tecnologias retratadas na série, também farão parte da conversa, pois embora seja um seriado de ficção científica, esses avanços fazem parte do atual cotidiano de muitos cientistas.

A live será transmitida pelo canal do Genoma USP no YouTube e ficará disponível no canal para quem não puder acompanhar o evento ao vivo. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Sobre o Genoma USP

O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP, conhecido nas redes sociais como genomaUSP, é o maior centro de atendimento a pessoas com doenças genéticas da América Latina. A instituição é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que realiza pesquisas em Genética Humana e Médica, mantém um serviço de aconselhamento e testes genéticos para a população e desenvolve atividades ligadas à educação, à difusão do conhecimento e à transferência de tecnologia.