Evento debate desafios da comunicação e divulgação científica

Roda de conversa com especialistas na área acontecerá no Instituto de Ciências Biomédicas

 06/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Manifestação em defesa da ciência e da educação no último dia 15 de maio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
No dia 13 de junho, a partir das 12 horas, acontece no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP a roda de conversa Comunicação Científica – Desafios e Conquistas. Organizado pelo Associação dos Pós-Graduandos do ICB, o evento é voltado para estudantes e demais interessados em divulgação científica.

Estarão presentes João Victor Cabral Costa, doutorando do Instituto de Química (IQ) da USP, membro do grupo Nunca Vi 1 Cientista, e também consultor científico do Jornal da USP; Luciano Queiroz, doutorando do ICB,  membro do grupo de divulgação científica Dragões de Garagem; Karina Abrahão, do site Eureka Brasil; e o jornalista Gabriel Alves, que escreve sobre ciência e saúde para a Folha de S. Paulo. Eles falarão sobre suas carreiras, as dificuldades que encontraram e caminhos possíveis para seguir na área.

Segundo Amanda Matumoto, mestranda no ICB e uma das organizadoras, a ideia é que seja uma conversa informal, na qual os convidados compartilhem suas experiências e o público fique à vontade para tirar dúvidas e fazer comentários.

Para ela, debater o modo como a ciência é comunicada é de extrema importância, sobretudo agora que o cenário nacional passa por um momento de ataque às universidades e, consequentemente, à produção científica. Por isso, é necessário entrar em contato com a população e mostrar para que serve a ciência e o retorno que ela traz para a sociedade. “Precisamos mostrar que o que a gente faz é importante, que não estamos desperdiçando os recursos do governo”, diz Amanda.

O evento, que acontecerá no Anfiteatro Azul do prédio ICB IV, é gratuito e aberto a todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição.

.

Créditos: Divulgação/APG-ICB

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.