Esalq comemora 111 anos com programação voltada à arte e cultura

Para comemorar o aniversário da Esalq, fundada em 3 de junho de 1901, a Unidade planejou uma programação variada voltada à arte e cultura para marcar as festividades de aniversário. As atividades acontecerão durante o mês de junho, envolvendo os participantes com boa música, palestra, congraçamento, mostra fotográfica e workshop.

 04/06/2012 - Publicado há 12 anos
Por

Para comemorar os 111 anos de fundação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), completados no dia 3 de junho, a Unidade planejou uma programação variada voltada à arte e cultura para marcar as festividades de aniversário. As atividades acontecerão durante o mês de junho, envolvendo os participantes com boa música, palestra, congraçamento, mostra fotográfica e workshop.

O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes da Esalq será palco de mostra e workshop

Ao longo desses anos, a Unidade formou mais de 13.160 profissionais que atuam nas áreas das ciências agrárias, ambientais e sociais aplicadas. Para o diretor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho, 111 anos acabam confirmando que a Escola está cada vez mais madura para planejar seus próximos passos na direção de um futuro sustentável. “Uma série de ações importantes vem sendo discutidas e avaliadas pela comunidade e nós esperamos que haja desdobramentos importantes. Essas discussões passam,  pela reestruturação administrativa da Esalq e seu novo organograma a partir do segundo semestre e pela possível criação de novas unidades dentro do nosso campus “Luiz de Queiroz” “.

De acordo com Caixeta, também é motivo de comemoração o fato de contarmos, no início de 2013, com o novo curso de administração. “Além disso, podemos anunciar que, no âmbito do Departamento de Zootecnia da Esalq, foi aprovada a proposta de criação de um curso novo de graduação em zootecnia. É um ponto de partida importante”.  Segundo o professor, essa proposta e a criação de novas unidades são ações que devem ser apreciadas pelos demais departamentos envolvidos e pelos nossos colegiados, para daí sim ser submetida às instâncias superiores na reitoria da USP, na capital.

Programação

A primeira atração, aberta ao público de 4 a 30 de junho, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes da Esalq, ficará por conta da mostra “7º Prêmio New Holland de Fotojornalismo”, cujas imagens retratam a vida no campo em todas suas formas e misturam realidades distintas, captadas pelos melhores fotógrafos do Mercosul. São fotografias que expõem a vida do produtor rural com olhar, sensibilidade e senso estético particulares a cada um dos profissionais. Realizado no Brasil desde 2005, na Argentina desde 2007 e no Uruguai e Paraguai desde o ano passado, o prêmio é uma iniciativa da New Holland, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil. Nestes seis anos, o concurso já promoveu 125 exposições, com um público estimado de 75 mil pessoas.

Paralelamente à mostra, este prêmio oferecerá mais uma atividade. Olhar, sensibilidade e senso estético são algumas das características que permeiam a profissão do fotojornalista. A essência da fotografia se revela particular, sendo modificada de acordo com as características únicas de cada pessoa. Assim, com objetivo de promover troca de experiências sobre a profissão do fotojornalista, dia 16 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 16h, também no mesmo Museu acontecerá um workshop para profissionais jornalistas, fotojornalistas e estudantes das áreas. Para ministrar o workshop, que oferecerá 30 vagas gratuitas, estará na Esalq, Roberto Pera, editor de fotografia do jornal argentino Clarín. As inscrições estão abertas no site www.premionewholland.com, na página “Workshops”. Para participar é necessário ter experiência em fotografia e equipamento próprio.

A apresentação musical e o encontro dos funcionários aposentados acontecerá no salão nobre do Edifício Central

Para o dia 15 de junho, às 20h, está programada a apresentação da Orquestra Esalq, regida pela maestrina Cíntia Pinotti, e recital de inauguração do piano de cauda Boston GP-163 PE, Performance Edition (Steinway&Sons), recentemente instalado no Salão Nobre do Edifício Central. A orquestra apresentará A Chalana, de Mario Zan/A. Pinto; Marcha (arranjo Ernst Mahle), de J. K. F. Fischer; The cuckoo clock, de L. Bernofsky; Blues episode, de G. F. McKay; o Hino da ESALQ (arranjo Bruno Domingues Galli), de Zilmar Ziller Marcos (com participação especial do Coral Luiz de Queiroz); e O café (arranjo Ernst Mahle).

Lançada durante a aula inaugural de graduação em 9 de março deste ano, a Orquestra é composta por alunos de graduação e de pós-graduação da instituição. O recital de inauguração do piano de cauda estará a cargo do professor de piano da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Eduardo Monteiro, chefe do Departamento de Música. Entre as obras que o professor executará estão Fantasia em Ré menor K 397, de W. A. Mozart; três prelúdios de C. Debussy (Voiles, La cathédrale engloutie e Ce qu’a vu le vent d’ouest); Morte de Isolda, de Wagner- Liszt;  Sonata nº 1 (1º movimento: Moderato), de F. Mignone; e Impressões Seresteiras,  Hommage a Chopin, Nocturne e Ballade de H. Villa-Lobos.

Já no dia 19 de junho, acontecerá o “2º Encontro dos Funcionários Não-Docentes Aposentados”. A programação, que terá início às 9h, no Salão Nobre do Edifício Central, contará com uma recepção pelo diretor da Escola, José Vicente Caixeta Filho, seguida da palestra “Revitalizando a sua energia”, às 9h30, com a bióloga Magali Valverde, terapeuta corporal e floral e acupunturista com especializações na China e Índia. Encerrando o Encontro, haverá a apresentação do conjunto musical Porcelana Brasileira, às 10h, grupo piracicabano que surgiu em 2008, cujo repertório consiste de MPB, sambas e músicas autorais de Eliane Vidal.

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” está localizada na Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba


(Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq / Foto: Marcos Santos / USP Imagens
)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.