Eclipse lunar mais longo do século ocorre nesta sexta-feira

Chamado de Lua de Sangue, o fenômeno terá duração de 1 hora e 42 minutos e poderá ser visto do Brasil

 27/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Nesta sexta-feira, 27 de julho, acontece um eclipse lunar que pode ser observado do Brasil. Roberto Costa, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP explica o fenômeno e a melhor hora e local para vê-lo.

Foto: Wikimedia Commons

Segundo Costa, eclipse lunar é o momento em que a Terra se coloca exatamente entre o Sol e a Lua e sua cor avermelhada se dá pois “a parte vermelha da luz do sol atravessa a atmosfera da Terra e essa luz chega na Lua”.

Para quem pretende apreciar o fenômeno, o professor alerta que quem está no Brasil poderá observar apenas a metade final do eclipse, portanto sua longa duração não fará muita diferença. Ainda assim, ele indica que o ideal é olhar para o céu no início da noite, na direção leste, com o horizonte limpo.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.