Nova diretoria do Museu de Arqueologia e Etnologia toma posse segunda-feira

10/09/2010 - Publicado há 14 anos

As novas diretora e vice-diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Maria Beatriz Borba Florenzano e Marisa Coutinho Afonso, tomam posse em cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira, dia 13 de setembro. O evento será realizado às 17h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Administração Central.

Criado em 1989, o MAE estrutura-se em duas grandes áreas: a Divisão Científica, vocacionada para o trabalho científico de Arqueologia e Etnologia, e a Divisão de Difusão Cultural, voltada para pesquisas aplicadas no campo da Museologia e da Educação. Seu acervo, de cerca de 120 mil peças, é composto por coleções de Arqueologia do Mediterrâneo e Médio-Oriente; Arqueologia Americana, com ênfase na Pré-História Brasileira; Etnologia Brasileira e Etnologia Africana.

A nova diretora do Museu, Maria Beatriz Borba Florenzano, é formada em História, com Mestrado e Doutorado em Arqueologia Clássica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Realizou estágios de pesquisa no exterior, sobretudo na Bélgica e Itália, onde pode aprofundar estudos sobre a moeda na antiguidade e a história econômica grega.

Marisa Coutinho Afonso, a nova vice-diretora, é formada em Geologia pelo Instituto de Geociências, concluiu Mestrado e Doutorado em Geografia na FFLCH e Livre-docência em Arqueologia Brasileira no próprio Museu. Atua, principalmente, em pesquisas sobre geoarqueologia, sítios costeiros, sítios líticos, cerâmica, curadoria de coleções arqueológicas e arqueometria.

O prédio da Administração Central está localizado à rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo. A cerimônia também terá transmissão simultânea pela IPTV-USP.