Desmatamento aumenta ambientes de água parada e afeta biodiversidade na Amazônia

O processo é conhecido como “lentificação”, resultado da construção de obras de engenharia e manejo da terra pela agropecuária

04/08/2020 - Publicado há 4 anos

Anfíbios são indicadores de alteração hidrológica em regiões de áreas desmatadas porque a maior parte deles se reproduz em ambientes de água parada. No destaque, a perereca Boana albopunctata e a rã Physalaemus cuvieri, que se tornaram abundantes nesses habitats – Foto: Daniel Negri/Luis Schiesari

Intervenções humanas na Amazônia podem estar levando os recursos hídricos dessa região a passar por um processo de “lentificação”. Nas áreas desmatadas, ambientes de água parada – lagoas, poças, várzeas e represas – estariam se tornando mais frequentes do que os de água corrente como rios e córregos. A constatação é de uma pesquisa da USP feita na Bacia do Alto Xingu, no Mato Grosso. Além das mudanças nas paisagens amazônicas em áreas de pastagens e cultivo agrícola, os pesquisadores observaram também impacto na biodiversidade. Nos ambientes “lênticos”, houve  a proliferação de algumas espécies (anfíbios e peixes) bem adaptadas a esses habitats.

Luis Schiesari, coordenador da pesquisa e professor de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP – Foto: Arquivo pessoal

“O fenômeno da ‘lentificação’ não implica necessariamente uma expansão de ambientes de água parada de alta qualidade. Ao contrário, muitos destes ambientes são aquecidos, assoreados e contaminados por fertilizantes e agrotóxicos”,  explica ao Jornal da USP o professor de Gestão Ambiental Luis Schiesari, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e coordenador do estudo. A pesquisa de campo ocorreu entre 2011 e 2013 e um artigo sobre o assunto, intitulado Ponds, puddles, floodplains and dams in the Upper Xingu Basin: could we be witnessing the ‘lentification’ of deforested Amazonia?, foi publicado em junho de 2020 na revista Perspectives in Ecology and Conservation.

Segundo o pesquisador, na Amazônia, há pelo menos três fatores combinados que estariam influenciando nesse processo: a construção de barragens e de cacimbas (poças para acúmulo de água para os rebanhos de gado); a elevação do lençol freático e a compactação do solo, resultante do desmatamento.

Desmatamento da Amazônia coloca em risco várias espécies de aves

Na Amazônia, desmatamento avança nos momentos de instabilidade política

Estudos citados no artigo mostram que além das barragens de grande porte construídas para fins de usinas elétricas, como a de Belo Monte, a Bacia do Alto Xingu tem, sozinha, cerca 10 mil pequenas barragens construídas em áreas desmatadas para fornecer água ao gado e gerar eletricidade para consumo local. Outro estudo relata ainda a existência na Bacia Amazônica de 154 barragens hidrelétricas em operação, 21 em construção e 277 planejadas. “Tanto as grandes barragens quantos as pequenas alteram o regime de escoamento das águas. São fatores reconhecidamente como mais importantes que levam à ‘lentificação’”, diz o pesquisador.

O outro fator é a elevação do lençol freático ou elevação do limite superficial das águas subterrâneas. Schiesari explica que em ambientes desmatados, a substituição de árvores de grande porte, com raízes profundas e copas frondosas, por capim e soja reduz a evapotranspiração (perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração). “Nestas condições, uma fração maior da água de chuva acumula como água subterrânea, promovendo uma expansão das várzeas de riachos e das muitas poças a elas ligadas”, diz.

E, por último, mas não menos importante, é a compactação dos solos em áreas desmatadas, diz o pesquisador. Estas estão associadas ao pisoteamento do gado, ao tráfego de maquinários e construção de estradas. “A compactação do solo em área de pastagem animal é de 8 a 162 vezes maior do que em florestas, o que favorece a formação de poças temporárias”, diz.

Sapos, rãs e pererecas

Cacimbas construídas em áreas de pastagens para acumular água de chuva e prover a criação de gado. Abundantes na bacia do Alto Xingu – Foto: Victor Dimitrov

Com o represamento da água, a tendência é que a fauna e a flora sejam impactadas. Para demonstrar que a “lentificação” das águas estaria afetando a biodiversidade, os pesquisadores fizeram o levantamento de espécies típicas de água paradas. Nesta busca, foi possível observar aumento populacional de anfíbios (sapos, pererecas e rãs) e de peixes como carás, lambaris e rivulídeos, que comumente vivem em ambientes aquáticos muito rasos e isolados de rios. “Os anfíbios são excelentes indicadores de alterações hidrológicas porque a maior parte das espécies se reproduz em ambientes de água parada”, relata o artigo.

A perereca Boana albopunctata e a rã Physalaemus cuvieri: espécies tolerantes aos ambientes de água parada –  Foto: Daniel Negri.

Nas poças temporárias formadas pela compactação do solo em platôs (superfícies elevadas) desmatados, foram encontradas 12 espécies de anfíbios – as pererecas Boana albopunctata e as rãs Physalaemus cuvieri, por exemplo, –  que não ocorriam em platôs florestados. Nas várzeas desviadas de riachos, a abundância do peixe Melanorivulus megaroni dobrou comparado aos ambientes florestados.

Schiesari lembra ainda da relação entre impacto da biodiversidade e a saúde humana. Segundo ele, a manutenção de ecossistemas saudáveis em equilíbrio com a produção de alimentos é o grande desafio da humanidade. As constantes e longas intervenções humanas na natureza implicam o surgimento da expansão de doenças. Segundo o pesquisador, “a reorganização da biodiversidade que ocorre com a ‘lentificação’ pode favorecer  o aumento populacional de espécies responsáveis pela transmissão de doenças como a esquistossomose e a malária, flagelos dos colonos em ambientes desmatados”, finaliza.

Mais informações: e-mail lschiesa@usp.br, com Luis Schiesari