Designer italiano ministra conferência sobre arte e sustentabilidade

O designer italiano Angelo Grassi apresentará a conferência “A Recuperação, a Conversão e a Reutilização da Arqueologia Industrial”, na próxima quinta-feira, dia 23 de agosto, às 16h, na sala do Conselho Universitário.

 20/08/2012 - Publicado há 12 anos
Por

O designer italiano Angelo Grassi apresentará a conferência “A Recuperação, a Conversão e a Reutilização da Arqueologia Industrial”, na próxima quinta-feira, dia 23 de agosto, às 16h, na sala do Conselho Universitário.

"Fabbrica" transformou uma antiga fábrica de cimento em um importante centro de criação artística

Grassi é o idealizador do projeto Fabbrica que, em 1989, transformou uma antiga fábrica de produção de cimento, localizada na cidade italiana de Gambettola, em um centro polifuncional dedicado à cultura, que se tornou referência internacional em arte e sustentabilidade. O projeto não se apropriou apenas do espaço que era da fábrica, mas preservou sua estrutura original e seu velho maquinário, reaproveitando e dando novo sentido a eles. O silo, por exemplo, ganhou nova função e se transformou em uma adega. Atualmente, Fabbrica é um grande ateliê autossustentado, com laboratório cênico, espaço para cursos de teatro, galerias para mostras de artes, museu, centro de convenções, espaços para concertos, biblioteca, restaurante, além de uma incubadora de novos empreendimentos.

Em visita ao Brasil, o designer realizará diversas conferências, visitas técnicas e encontros com pesquisadores, gestores e artistas brasileiros para trocar experiências. Na USP, além da conferência “A Recuperação, a Conversão e a Reutilização da Arqueologia Industrial”, Grassi também dará uma palestra na Escola de Comunicações e Artes (ECA), no dia 21 de agosto, com quem mantém contato por meio do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa, coordenado pela professora Elza Ajzemberg.

A conferência será ministrada em italiano, com tradução simultânea. A sala do Conselho Universitário está localizada na Rua da Praça do Relógio, nº 109 – Cidade Universitária, São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.