Crítica como forma de abordagem é o tema central da nova edição da revista “RuMoRes”

Publicação semestral contribui para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem por meio de artigos e resenhas

 26/06/2018 - Publicado há 6 anos

A revista RuMoRes, publicação semestral da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acaba de lançar nova edição (volume 12, número 23, 2018). Segundo o editorial Crítica da cultura midiática, assinado por Rosana Soares e Andrea Limberto, a crítica como forma de abordagem está presente em todo o corpo dessa edição, composto de artigos que tratam, inicialmente, de análises fílmicas marcadas pela imbricação entre o social e a cultura das mídias.

Entre os artigos do novo volume, há uma análise sobre as transformações na personagem cinematográfica de James Bond, focando na incidência de sua midiatização, o que envolve uma evolução política e audiovisual. Outro texto analisa as estratégias discursivas utilizadas no jornalismo de revista com o objetivo de expressar e formar a opinião pública em um ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais. Há, ainda, um texto que traz uma reflexão acerca dos limites, barreiras e adaptações necessárias que os conceitos de Bourdieu relativos ao gosto e ao consumo cultural nos impõem quando investigamos objetos específicos.

RuMoRes – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia – publicada por MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem.

A nova edição, bem como as anteriores, pode ser acessada no site de Revistas USP.

Mais informações: e-mail rumores@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.