Como anda nossa saúde mental na pandemia: uma conversa com especialistas

Solidão, depressão e ansiedade estão entre os desafios que viver em meio a uma pandemia trouxe ou aprofundou; live debate recursos que dispomos para enfrentá-los

 30/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 28/01/2021 as 15:36
Por

 

Na próxima quarta-feira (2), o Canal USP recebe a Live do Grupo Infovid (FMUSP) em parceria com Ciência USP, que nesta edição falará de saúde mental.

A pandemia trouxe novos desafios ao bem-estar psicológico e emocional, e atualizou outros que já existiam: o isolamento social, com o sentimento de solidão, afeta ainda mais as pessoas que já apresentavam transtornos como a depressão. A ameaça à saúde física, e mesmo à vida – tanto a própria como a de pessoas próximas – aprofunda o medo e a ansiedade, num contexto em que o acesso aos serviços de saúde mental ficou prejudicado. A crise econômica decorrente da crise de saúde é outra fonte de preocupação – para alguns, a principal, já que temem perder ou perderam as condições de sustento. Além disso, temos a saúde mental dos profissionais de saúde, que lidam com a sobrecarga e o sentimento de impotência.

O encontro reúne especialistas para uma conversa sobre o assunto e como podemos lidar melhor com isso tudo.

▶ Com:

André Brunoni (IPq/FMUSP)
Eurípedes Miguel Filho (IPq/FMUSP)
Paulo Lotufo (FMUSP)

▶ Jornalistas:
Ana Bottallo (Folha de S. Paulo)
Luiza Caires  – Jornal da USP

A live será transmitida no YouTube Canal USP  às 18 horas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.