Colunista comenta a síndrome do complexo de vira-lata do brasileiro

Ciro Marcondes Filho cita o professor Jessé Souza e diz que os brasileiros acreditam que “o Estado é ineficiente e corrupto”, mas se esquecem de que o mercado também é

 15/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 18:05

cab_ciro_marcondes

Na coluna “Ciência Feliz” desta semana, o professor Ciro Marcondes fala sobre o “complexo de vira-lata”. O sentimento de inferioridade dos brasileiros em relação aos demais países, como comenta o professor, está relacionado com a dualidade entre corpo e espírito explorada pelo sociólogo e historiador Sérgio Buarque de Holanda. Na comparação, os países de Primeiro Mundo representariam o espírito; já os países de Terceiro Mundo, que são menos desenvolvidos, corresponderiam ao corpo, pois são os que oferecem a mão de obra. No entanto, para o professor, o complexo de vira-lata precisa ser extinto porque acaba se impondo como uma verdade.

Ouça, na íntegra, a coluna do professor Ciro Marcondes Filho:

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.