Colunista analisa impactos do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente

Pedro Dallari comenta, na coluna desta semana, como a preocupação com os danos ambientais tem crescido nos últimos anos

 13/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 19/10/2016 as 16:39
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os impactos do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente são claros e vêm se tornando cada vez mais explícitos. A degradação da fauna e da flora, a degeneração da atmosfera e as mudanças climáticas são alguns dos sintomas do prejuízo que esse desenvolvimento causa.

Para o professor Pedro Dallari existe, no entanto, uma crescente consciência global sobre o desgaste que a atuação humana causa no meio ambiente, o que pode levar, inclusive, à inviabilização das condições de sobrevivência da espécie. Dallari ressalta que esse tipo de pensamento é recente, já que um século atrás a natureza era vista como algo a ser superado ou até mesmo derrotado em nome do desenvolvimento humano. Ele lembra que só na década de 1970 acentuou-se a percepção de que os avanços tecnológicos estavam fugindo de controle.

Ouça a coluna completa do professor Pedro Dallari:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.