Revista “Significação” traz ensaio sobre a série “Black Mirror”

Publicação da Escola de Comunicações e Artes é semestral e pode ser acessada pela internet

08/01/2018 - Publicado há 6 anos
Episódio Hino Nacional, da série britânica Black Mirror, destaca o papel da tecnologia nas relações e valores sociais – Foto: reprodução via YouTube

A nova edição da publicação Significação: Revista de Cultura Audiovisual (volume 44, número 48, 2017) já está disponível para leitura. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a revista divulga semestralmente artigos e resenhas voltados para o estudo do cinema, vídeo, televisão, rádio e mídias digitais.

Partindo dos estudos do linguista Algirdas Julien Greimas, o volume mais recente traz um dossiê com seis ensaios que discutem o desenvolvimento das formas que os indivíduos empregam para gerar e divulgar conteúdos para outras pessoas.

Assim, destaca-se o ensaio Modalizações do fazer no episódio Hino Nacional, do seriado Black Mirror, de Conrado Moreira Mendes, que se propõe a demonstrar como a teoria de Greimas é um instrumento eficaz para analisar textos audiovisuais e estudar objetos criados dentro do contexto da cultura da convergência, conceito que considera que as formas de comunicação cada vez mais convergem para um único meio.

No episódio específico da série, o meio utilizado foi a internet, através da qual um terrorista gravou um vídeo de um membro da nobreza britânica sequestrado por ele e divulgou as imagens em um site de compartilhamento, alastrando espontaneamente o conteúdo para todo aquele país. O ensaio destaca, a partir do episódio, o papel que as mídias e o uso das tecnologias possuem nas relações sociais e na propagação de valores.

A publicação ainda traz cinco artigos, três resenhas e uma tradução de um texto do filósofo Jacques Rancière sobre a historicidade no cinema.

Todos os textos estão disponíveis no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail significacao@usp.br