Revista “Discurso” traz tradução de correspondência de Descartes

Nova edição do periódico sobre filosofia traz ainda um dossiê sobre as visitas que o francês Michel Foucault fez à USP

 18/12/2017 - Publicado há 6 anos

Está disponível para os leitores a nova edição da revista Discurso (volume 47, número 2, 2017). Publicada semestralmente, a revista foi criada em 1970 pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). O periódico surgia com o intuito de veicular produções teórico-filosóficas de seu corpo docente, bem como as diversas manifestações de pensamento da época, dando à publicação a característica de garantir a pluralidade e a liberdade de pensamentos em tempos de restrições políticas. 

Nesta edição, o leitor encontrará uma homenagem ao filósofo Oswaldo Porchat, professor emérito da USP, falecido em outubro deste ano. Porchat foi o autor que mais contribuiu com textos à Discurso (foram oito publicados na revista, desde seu lançamento).

Além disso, o volume traz dez artigos, uma resenha, e um dossiê sobre as visitas que o filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) fez à USP, além de traduções de correspondências trocadas entre o pensador René Descartes (1596-1650) e a princesa Elisabete da Boêmia, com quem travou discussões sobre sua filosofia.  

Trecho de correspondência da princesa Elisabete da Boêmia a Descartes, em 1643 – Imagem: Reprodução/Revista Discurso

Todas as edições da revista Discurso podem ser acessadas gratuitamente através do Portal de Revistas USP, uma biblioteca digital das revistas publicadas pelas unidades e núcleos de ensino e pesquisa da USP.

Mais informações: e-mail para revistadiscurso@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.