Raça e gênero são tema de dossiê de “Humanidades em Diálogo”

Artigos discutem visibilidade de intelectuais negras em Pernambuco, direitos LGBTI, dentre outros assuntos

 22/11/2017 - Publicado há 6 anos
Imagem: Joana Victória Furquim – Reprodução / revista Humanidades em Diálogo

O último volume da revista Humanidades em Diálogo (volume 8, 2017) já está disponível on-line.

A nova edição conta com um dossiê sobre raça e gênero composto de textos de Bárbara Luísa Pires, Bernardo de Souza Dantas Fico e Jacqueline Martins. “Tal discussão se faz necessária especialmente quando vivemos tempos de retrocessos e crescentes violações, os quais ameaçam as trabalhosas lutas por reconhecimento, justiça e igualdade reais”, anuncia a organização da revista.

O dossiê trata da carreira de Gilda de Mello e Souza, da luta por legitimação e visibilidade das intelectuais negras em Pernambuco e de avanços jurisprudenciais do Sistema Interamericano de Direitos Humanos em casos de direitos LGBTI.

Além do dossiê, a revista traz 11 artigos sobre pensadores, escritores e artistas como Euclides da Cunha, Hayden White, Glauber Rocha, Scott Shapiro e Nietzsche.

A revista Humanidades em Diálogo é organizada por quatro Programas de Educação Tutorial (PET) da USP, os de História, Ciências Sociais, Filosofia e Sociologia Jurídica.

A publicação completa pode ser acessada no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail humanidadesemdialogo@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.