Padres abandonam sacerdócio e se casam por medo da solidão, revela estudo

Entre os principais motivos do abandono do sacerdócio estão a solidão e a insegurança em relação ao futuro, mostra estudo com dez padres casados há mais de cinco anos

 02/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

Apesar de o celibato ser uma norma da Igreja Católica, relatos mostram que durante a história vários padres abriram mão do sacerdócio para se casar e ter filhos. E esse não é um fato do passado. No Brasil, por exemplo, já são cerca de sete mil clérigos que deixaram a batina de lado, o que fez surgir até um Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados (MFPC).

Segundo a pesquisadora Maria Nilsa de Almeida, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, não existe a possibilidade de se tornar um “ex-padre”, pois uma vez ordenado ele será clérigo para sempre, mesmo quando casado e proibido de exercer funções como celebrar missas, batizados e casamentos. 

Foto: Public Domain via Visualhunt / CC0 1.0 Universal

A exclusão ministerial dos padres casados levanta discussões que também se arrastaram por toda a história, por meio de diversos movimentos como o MFPC, por exemplo. Os padres lutam para que, mesmo casados, possam exercer suas funções, que o celibato seja opcional e pela valorização do papel da mulher na igreja. 

Maria Nilsa revelou os motivos que levaram os padres a abdicarem do ministério no estudo de doutorado Crise e solidão no exercício do ministério presbiteral: relatos de padres casados. Ela entrevistou dez padres que estão casados há mais de cinco anos e as respostas revelaram que a solidão, o medo do abandono e do envelhecimento estão entre os principais motivos.

A vida do padre é muito solitária. Eles ficam na paróquia, atendem as pessoas e voltam para casa sozinhos. Lidar com isso por muitos anos é bastante difícil e pode levar ao medo de envelhecer e adoecer sem ter alguém para cuidar”, conta. 

A pesquisadora conta que esse medo, especialmente do abandono, vem da insegurança que permeia a vida desses sacerdotes, uma vez que muitas dioceses nem possuem casas para acolher padres idosos ou doentes. “Eles ficam na casa de familiares ou amigos. Esse é um grande motivo de insegurança.”

Maria Nilsa alerta que esses fatores compõem um itinerário de experiências comuns a todos os indivíduos que pode guiar ao caminho do autoconhecimento. “A solidão pode levar qualquer pessoa a uma crise; o que aconteceu com os sujeitos da pesquisa pode acontecer com todos nós”, revela. 

A tese foi defendida no ano passado e contou com a orientação da professora Francirosy Campos Barbosa, do Departamento de Psicologia da FFCLRP.   

Ouça, no player acima, a entrevista na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.