Novo número da revista “Criação & Crítica” discute literatura lésbica

Publicação do Departamento de Letras Modernas traz “Dossiê Sáfico”, que expõe um amplo debate sobre a lesbianidade na poesia

 21/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/05/2018 as 17:00

A nova edição da revista Criação & Crítica (número 20, 2018) expõe nesse semestre uma série de artigos em torno da representação lésbica e erotismo homoafetivo feminino presentes em  obras de grandes poetisas. Judith Teixeira, Maria-Mercè Marçal e Adrienne Rich são algumas das autoras analisadas.

A reflexão dos modelos de lesbianidade, o impacto da temática na métrica, o misticismo e a visibilidade do tema em poesias são aspectos centrais dos artigos. Mas, além disso, tem-se a tentativa de mapear a representação lésbica a fim de nortear e refletir a respeito desta representação na literatura poética.

O periódico, publicação do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, traz ainda um artigo sobre Judith Butler e sua teoria de construção de gênero, explicitada em Problemas de gênero. O artigo visa problematizar a construção variável de gênero, explicar conceitos criados pela autora estadunidense e destacar a relevância de se discutir gênero.

O material completo pode ser acessado no Portal de Revistas da USP.

Mais informações: e-mail criacaoecritica@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.