Michel Foucault esteve na USP em períodos decisivos da política

Quem estava nas conferências do filósofo revela um Foucault simples e divertido, brilhante professor que apoiou publicamente a resistência contra a ditadura

 13/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 27/05/2022 as 15:06

Uma universidade que não é plenamente livre não passa de uma empresa de servilidade. A Universidade de São Paulo saiba que sua luta de hoje relaciona-se à luta pela liberdade em todos os países do mundo” – Michel Foucault – Foto: A vida e a obra de Michel Foucault. Os Americanos – Reprodução

 

Margareth Artur/Portal de Revistas da USP

Texto publicado na revista Discurso, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, revela-nos importantes depoimentos sobre a presença do filósofo francês Michel Foucault na USP, em 1965, e também em 1975, colhidos pelos pós-graduandos Ricardo Parro e Anderson Lima da Silva. Os seminários realizados no Brasil em 1965 pelo filósofo basearam-se em seus manuscritos que, mais tarde, resultariam na publicação do livro As palavras e as coisas, obra que o consagrou internacionalmente. Dentre os professores e alunos presentes em suas conferências destacam-se Marilena Chauí, Maria Lúcia Cacciola, Maria Beatriz Nizza da Silva, Franklin Leopoldo e Silva, Paulo Arantes e José Arthur Gianotti, entre outros.

Em 1975, Michel Foucault voltava ao Departamento de Filosofia da FFLCH, época em que o País estava em plena ditadura militar, e essa unidade acabou sendo transferida para onde é hoje a Cidade Universitária. O texto ressalta a atuação de Foucault na política nacional. Solidarizando-se aos protestos contra as prisões de jornalistas, estudantes e professores da USP, suspendeu suas aulas na Universidade.

Nessa ocasião, o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado sob tortura nas dependências do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna – DOI-Codi, órgão repressivo subordinado ao Exército, inaugurado com o golpe militar de 1964. Agentes do serviço diplomático francês protegeram Foucault em sua participação no ato ecumênico em homenagem a Herzog, tendo conhecimento que o intelectual estava sendo perseguido. Sobre esse assunto, o artigo aborda o pronunciamento do filósofo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, resgatado pelos autores junto ao Serviço Nacional de Informações (SNI) no Arquivo Nacional.

Análise do Discurso com Michel Foucault  – GEDAI – Grupo de Estudo: Mediações, discursos e sociedades amazônicas – Foto: Reprodução via Youtube

 

O artigo também destaca que os professores presentes nas conferências do filósofo revelam um Foucault simples e divertido, brilhante professor que apoiou publicamente a resistência contra a ditadura, participando dos movimentos Tortura Nunca Mais, Justiça e Paz, de discussões sobre repressão aos homossexuais e dando apoio ao incipiente feminismo brasileiro.

Ressalta-se também alguns dos principais trechos do documento do SNI, órgão criado em 1964, traduzindo a postura do intelectual atrelado à realidade social: “Uma universidade que não é plenamente livre não passa de uma empresa de servilidade. A Universidade de São Paulo saiba que sua luta de hoje relaciona-se à luta pela liberdade em todos os países do mundo“. Por fim, os autores reproduzem cartas que retratam os encontros e desencontros entre Foucault, o departamento e o consulado francês relativos à vinda do filósofo em 1975.

Ricardo Parro – Pós-graduando do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. ricardoaparro@gmail.com

Anderson Lima da Silva – Pós-graduando do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. anderson.aparecido.silva@usp.br

Com a colaboração do corpo editorial da revista Discurso.

PARRO, Ricardo; SILVA, Anderson Lima da. Michel Foucault na Universidade de São Paulo. Discurso, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 205-223, dez. 2017. ISSN: 2318-8863. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/141441/136461.  Acesso em: 12 abr. 2018.


Revistas da USP
A seção Revistas da USP é uma parceria entre o Jornal da USP e a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Águia) que apresenta artigos de autores de diversas instituições publicados nos periódicos do Portal de Revistas USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.