Livro apresenta análises de representações na cultura midiática

Publicação traz análise de como são feitas as representações em narrativas jornalísticas e produções audiovisuais

11/12/2017 - Publicado há 6 anos
Elenco da série norte-americana The Newsroom – Foto: Divulgação

O Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (MidiAto) lança o livro Mediações críticas: representações na cultura midiática, reunindo 16 artigos sobre as representações em narrativas jornalísticas, séries televisivas e nas redes sociais.

As mediações feitas pela mídia refletem sobre como os indivíduos são vistos pela sociedade. Alguns grupos minoritários têm lutado por uma representação igualitária, sem estigmas e preconceitos. No artigo “Diálogo e engajamento no caso #belarecatadaedolar”, discute-se a repercussão, nas redes sociais, da matéria Marcela Temer: Bela, recatada e “do lar’” publicada pela revista Veja, em 2016.

A série norte-americana The Newsroom é abordada em “Fabulação, reconstrução e mediação (meta)crítica no seriado Newsroom”. O seriado apresenta os bastidores de um fictício canal de notícias. Já “Mr. Robot, a ilusão cibernética da figura de o Outro” baseia-se nas obras de Judith Butler e Hannah Arendt para analisar a série Mr. Robot.

Na seção Cidades mediadas, Julia Lery busca compreender como as representações sociais são feitas para além do texto jornalístico no artigo “Entre o bandido e o ‘cidadão de bem’: alteridade e ética em Brasil urgente”.

O MidiaAto é sediado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e promove o debate e lançamento do livro no dia 14 de dezembro, às 14h30, na sala 224 do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA.

A obra é fruto da Rede de Pesquisa em Cultura Midiática – Metacrítica, que reúne USP, Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A organização é de Marcio Serelle e Rosana Soares.

Para baixar o e-book, acesse este link.

.