Fruto de pesquisa, livro relata trajetória de casais homoafetivos de longa data

Obra aborda a construção conjugal de quatro casais, dois de homens e dois de mulheres, alguns deles com filhos e convivendo por mais de duas décadas

 27/11/2018 - Publicado há 5 anos
Foto: Silvia Antonio

A psicóloga Déa E. Berttran lança, no dia 28 de novembro, seu livro Amores Invisíveis – Casais longevos da diversidade (Editora de Cultura), o qual conta a história de quatro casais homoafetivos juntos há décadas. O livro é fruto da tese de doutorado de Berttran no Instituto de Psicologia da USP e aborda a invisibilidade à qual estão relegados casais que não obedeceram a heteronormatividade.

O lançamento do livro, que contará com sessão de autógrafos, ocorrerá das 19 horas às 21h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo).

Ocorrerá também o lançamento no Rio de Janeiro, que incluirá um debate sobre o tema ‘A Invisibilidade dos Casais Homoafetivos, Ontem, Hoje e …?’. Participarão da mesa, além da autora, as professoras Andrea Seixas Magalhães, doutora em psicologia pela PUC-Rio, Maria Luiza Heilborn, doutora em Antropologia Social pela UFRJ e Lidia Levy de Alvarenga, coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da CCE-PUC-Rio. O evento acontecerá das 18 às 21 horas, com início do debate às 19 hora, na Blooks Livraria/Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 – Lojas D e E – Botafogo)

Em linguagem informal, as histórias desses casais são entrelaçadas às do movimento homossexual e de suas conquistas nos últimos anos, revelando um horizonte possível de convivência entre os que amam, sejam aos iguais, sejam aos diferentes. Os impasses, as dificuldades do reconhecimento e da aceitação da sexualidade homoafetiva, a ausência da rede de apoio, a força ante os desafios, as delicadezas e sobressaltos de quem se aventurou a vivenciar uma sexualidade fora do padrão heteronormativo.

Mais informações: e-mail tamborescom@uol.com.br, site www.editoradecultura.com.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.