Executivos negros: mesmo após conquistas, desigualdade racial persiste

Em vídeo, sociólogo fala de pesquisa de sua autoria sobre o tema, enquanto profissionais negros de diferentes gerações contam suas experiências

 14/11/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 16/11/2018 as 8:51
Ilustração: Caio Vinícius Bonifácio

Escutar piadas racistas no hall do elevador de trabalho era uma situação possível para um executivo negro em uma época tão próxima como a década de 1970. Comum também era que todos rissem, e que o alvo da discriminação, apesar de se constranger, se sentisse impotente para fazer algo a respeito. É sobre o racismo no ambiente empresarial  – e a falta de medidas práticas para combatê-lo  – que trata o livro Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial, de Pedro Jaime de Coêlho Júnior.

Na série de vídeos a seguir, o sociólogo e autor de estudo sobre o tema fala da pesquisa, enquanto profissionais negros de diferentes gerações contam suas experiências no mercado de trabalho.

Executivos negros: ascensão profissional e racismo em 1970

O sociólogo Pedro Jaime, autor de tese e livro sobre o tema, investigou como o contexto social e político da década de 1970 afetou a construção da carreira profissional de um grupo que ele categorizou como “a primeira geração de executivos negros” no mundo empresarial.

.
Executivos negros: desigualdade racial ainda persiste no século 21

Com a regulamentação da lei que define crimes de racismo e a valorização da diversidade, o ambiente empresarial tem um salto de qualidade nos anos 2000, quando ingressa no mercado de trabalho a chamada “segunda geração de executivos negros”.

 

 

+Mais

Mais informações: e-mail pedrojaime@usp.br, com Pedro Jaime

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.