Evento discute a história da geografia na história da ciência

História das perspectivas sobre território, da geografia física e da cartografia estarão entre os assuntos discutidos

19/04/2018 - Publicado há 6 anos
Imagem: Reprodução via University of Chicago Press

Há muito tempo os geógrafos se dedicam à história de sua disciplina, mas desde a publicação do livro Putting Science in its Place, de David Livingstone, a geografia passou a oferecer abordagens originais para sua própria história e para a história da ciência e dos saberes. Um seminário na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP visa discutir abordagens geográficas para essas histórias, ou, outras perspectivas que vêm se desenvolvendo no âmbito desta disciplina.

Na programação, temas como o território e suas fontes de pesquisa; ideologias geográficas na formação territorial brasileira; geo-história dos saberes e geografia física na história da geografia; a cartografia na história da ciência; materialismo histórico na história da geografia; correntes contemporâneas da história das ciências e diálogos com a geografia.

A conferência de encerramento tratará da “História espacial dos saberes”, e será ministrada pelo professor Pascal Clerc (Université de Cergy-Pontoise).

O evento ocorre no prédio da História e Geografia, na FFLCH, nos dias 23 e 24 de abril, com atividades das 9 às 19 horas, primeiro dia, e das 10 às 17 horas no segundo dia. Para os participantes, serão emitidos certificados de participação, e por isso é necessária inscrição prévia, que pode ser feita na página do evento.

Com informações da da FFLCH

.