Economista leva “Nobel” da ciência produzida nos países em desenvolvimento

Marilda Sotomayor, professora titular da FEA até 2014, foi a única mulher a ganhar o prêmio TWAS 2016

 02/12/2016 - Publicado há 7 anos
A pesquisadora em evento no Conselho Regional de Economia de SP - Foto: Corecon-SP
A pesquisadora em evento no Conselho Regional de Economia de SP – Foto: Corecon-SP

A professora da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, Marilda Sotomayor, foi a única mulher a ganhar o The World Academy of Sciences for the Advancement of Science in Developing Countries (TWAS) em 2016 – um prêmio de formato semelhante ao Nobel, porém exclusivo para cientistas de países em desenvolvimento. Ela ganhou na categoria Ciências Sociais.

Marilda Sotomayor é formada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de onde é professora aposentada. É uma das únicas especialistas no Brasil em mercados de matching, um dos ramos da Teoria dos Jogos. Na USP, onde foi professora titular até 2014, atua hoje como professora visitante.

Além dela, o brasileiro Lorenzo Justiniano Díaz Casado, da PUC-Rio, também levou o prêmio, na categoria Matemática. São premiados cientistas das áreas de Ciências Agrícolas, Biologia, Química, Geociências, Engenharia, Matemática, Ciências Médicas, Física e Ciências Sociais. O prêmio é de US$ 15.000.

A premiação foi realizada em Ruanda, entre 14 e 17 de novembro.

Com informações do jornal digital Nexo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.