Crise urbana é debatida sob olhar da metageografia em novo livro

Obra gratuita abora reflexões diversas sobre o espaço urbano, sua produção e seus conflitos

 19/06/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Portal de Livros Abertos da USP acaba de disponibilizar para acesso a obra The Urban Crisis (A Crise Urbana). O livro  trata da proposta de um caminho de pesquisa denominado metageografia, em que o foco é a questão do espaço como uma construção social, uma genuína  representação das relações sociais ao longo da história.

Considerando que, dentre as ciências humanas, a geografia é a responsável por analisar os espaços geográficos, o desafio dessa obra é apresentar o mundo e o lugar que nele ocupamos pela ótica do espaço como elo entre homem e natureza e também como um elemento essencial de compreensão do mundo moderno.

A obra, cujos textos de diversos autores foram vertidos para o inglês por Karina Veronica Molsing, é organizada por Ana Fani Alessandri Carlos, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP,  cujas pesquisas são voltadas justamente para temas como espaço, cidade, cotidiano, metrópole e geografia urbana, e teoria e método da geografia.

Com informações do SIBi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.