Centro de Estudos da Metrópole atualiza bases sobre infraestrutura viária e população

Instituição acaba de disponibilizar versões atualizadas da Base de Logradouros da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e das Bases de Dados 2010 – Projeto Censo

 06/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 13:13

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), instituição de pesquisa que conta com a participação da USP, acaba de disponibilizar a nova versão da Base de Logradouros da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A atualização já está disponível no website do CEM. No conjunto dos arquivos cartográficos georreferenciados do acervo CEM referente à RMSP, a base de logradouros (ruas, avenidas, travessas, pontes e viadutos) pode ser considerada como a principal. Além de representar a infraestrutura viária da cidade, permitindo inferir a localização de praças, parques, canais hidrográficos, assim como perceber as diferentes tramas do desenho urbano, é a ferramenta por excelência na localização e geocodificação de fenômenos pontuais. Nesta atualização, o total de segmentos editados foi de 20 mil, dos quais cerca de 2,5 mil inseridos.

Também está disponível a nova versão das Bases de Dados 2010 – Projeto Censo. A principal atualização é a versão mais recente dos microdados da amostra do Censo Demográfico de 2010, divulgada pelo IBGE em 11 de março. Os melhoramentos trazem correções de informações, além de novas variáveis que foram adicionadas aos dados de Emigração e Mortalidade. Além disso foi feita uma correção nos nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 1986 e disponibilizada a PNAD 2014. O acesso se dá pela área de Base de Dados (menu superior do website).

As bases de dados podem ser consultadas na página do CEM. O CEM é uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na USP e no Cebrap, o CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.