Carnaval carioca está entre os temas de nova edição da “Ponto.Urbe”

Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP traz trabalhos acadêmicos de diversas linhas de pesquisa dentro da temática urbana

 31/07/2017 - Publicado há 7 anos
Bloco Cordão da Bola Preta, o mais antigo do carnaval carioca – Foto: Osvaldo Rove via Wikimedia Commons

Acaba de ser publicada a nova edição da revista Ponto.Urbe, produzida pelo Núcleo de Antropologia Urbana, vinculado ao Departamento de Antropologia da USP (edição 20, volume 1, 2017).

A revista traz textos a respeito dos novos agentes e novas configurações do carnaval carioca; uma análise sobre a relação entre o crack e a cidade, a qual é parte da temática de ensaios fotográficos sobre o uso de bicicletas e a atuação dos “flanelinhas”. Na edição também se discute relação entre gênero e cidade e o uso político de imagens religiosas no Brasil contemporâneo, entre outros temas.

Os textos podem ser acessados na íntegra no site da publicação.

Mais informações: e-mail pontourbe@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.