Projeto sobre água e erosão no Cerrado vence o “Green Talents”

Trabalho de Jamil Anache é focado na área computacional em serviços hidrológicos e solo do Cerrado brasileiro

 19/10/2018 - Publicado há 5 anos
Projeto utiliza modelagem computacional para avaliar o Cerrado brasileiro – Imagem: Reprodução

.
Jamil Alexandre Ayach Anache, pesquisador do Laboratório de Hidráulica Computacional (LHC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi um dos 25 selecionados na 10ª competição Green Talents, promovida pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Participaram da competição 736 candidatos de mais de 100 países, de acordo com a Assessoria de Comunicação do Green Talents.

O projeto de Anache utiliza modelagem computacional para avaliar e estabelecer valores de referência do ciclo da água e da erosão do solo no Cerrado brasileiro (mata nativa, cana-de-açúcar, pastagem e solo exposto). O objetivo é identificar os serviços ambientais hidrológicos promovidos pelo Cerrado nativo e verificar como as variações no clima poderão afetar a disponibilidade hídrica e a conservação do solo nessas áreas.

Os projetos concorrentes foram avaliados por um júri formado por especialistas alemães. Os 25 selecionados participarão do Green Talents – International Forum for High Potentials in Sustainable Development, que se traduz em duas semanas de interação com especialistas de renomadas instituições e empresas de pesquisa, incluindo a Dresden University of Technology, Max Planck Institute for Biogeochemistry, Heinz-Glas GmbH & Co. KGaA, Energieavantgarde Anhalt, Helmholtz Centre for Environmental Research e Institute for Social-Ecological Research, em Frankfurt/Main. Ganham também acesso exclusivo à Rede Green Talents, composta de alunos de diversos países que atuam no segmento de desenvolvimento sustentável.

Os 25 ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação no dia 22 de outubro no BMBF, em Berlim. O evento será aberto pela ministra Anja Karliczek e contará com a presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e da embaixada e outros convidados ilustres.

Da Agência Fapesp

Mais informações: site www.greentalents.de


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.