Professores de engenharia lançam nova edição de livro sobre sistemas estruturais

Escrito por professores da Escola de Engenharia de São Carlos, livro introduz e discute principais elementos que formam as estruturas convencionais mais empregadas no ensino e na prática da engenharia civil

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Acaba de ser lançada a segunda edição do livro Sistemas Estruturais (Elsevier, 232 páginas, R$ 77,90), de autoria dos professores do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, José Jairo de Sáles – hoje aposentado -, Jorge Munaiar Neto, Maximiliano Malite e Antonio Alves Dias.

Por meio de imagens e exemplos práticos, a obra introduz e discute os principais elementos que formam as estruturas convencionais mais empregadas no ensino e na prática da engenharia civil, tendo como objetivo apresentar e descrever os sistemas estruturais por intermédio dos conceitos e teorias fundamentais da mecânica estrutural.

O livro complementa o ensino dos tópicos ligados à mecânica das estruturas indo além da mera apresentação dos elementos estruturais – como fios e cabos, arcos, treliças, vigas, grelhas, pilares, placas e cascas –, pois aborda os fenômenos que acontecem nas interligações entre eles, o que constitui conhecimento imprescindível para a compreensão física e mecânica das estruturas e dos sistemas estruturais empregados atualmente.

Iniciantes no estudo da engenharia de estruturas, principalmente os alunos dos cursos de engenharia civil, certamente se beneficiarão pelo estudo do texto, pois ele procura fazer a ligação entre as disciplinas básicas da área de estruturas e aquelas referentes a assuntos específicos de aplicação e projeto, como as estruturas de concreto, de aço e de madeira. Além dos futuros engenheiros civis, a obra também foi escrita considerando as necessidades dos estudantes dos cursos de arquitetura, os quais fazem parte do público-alvo do livro.

Autores

José Jairo de Sáles é engenheiro civil, com mestrado e doutorado na área de estruturas, foi projetista e engenheiro da Cobrapi, escritórios de Volta Redonda e São Paulo. Foi professor no curso de engenharia civil da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e atualmente é professor aposentado da EES, tendo lecionado disciplinas relacionadas a estruturas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Jorge Munaiar Neto é engenheiro civil, com mestrado e doutorado em estruturas pela EESC, onde é professor associado no SET, lecionando disciplinas relacionadas à isostática, resistência dos materiais e sistemas estruturais. É pesquisador e autor de várias publicações, principalmente no campo da segurança contra incêndio.

Maximiliano Malite é engenheiro civil, com mestrado e doutorado em estruturas também pela EES, onde ocupa o cargo de professor associado no SET. Ele leciona disciplinas relacionadas às estruturas de aço e à análise experimental de estruturas. É pesquisador e autor de várias publicações, principalmente no campo das estruturas metálicas e das estruturas mistas de aço e concreto.

Antonio Alves Dias é engenheiro civil, com mestrado e doutorado em estruturas pela EESC-USP, instituição onde é professor doutor, atuando no SET. Leciona disciplinas relacionadas com sistemas estruturais, resistência dos materiais e estruturas de madeira. É pesquisador e autor de várias publicações, principalmente na área de estruturas de madeira.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações (16) 3373-9452, email departamento.estruturas@eesc.usp.br

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados